O artigo versa acerca dos desafios atuais e das perspectivas da Lei Nº 11.738/2008 a qual instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) como política pública fomentadora da promoção de valorização dos profissionais do magistério público da educação básica. No que tange o percurso teórico-metodológico do presente trabalho, discorremos a priori sobre os marcos brasileiros referentes à temática da remuneração docente, passando pelos debates teóricos que englobam a promulgação da Lei do Piso salarial, e por fim busca-se correlacionar as discussões com os impactos e desafios vivenciados pela referida lei no contexto da Emenda Constitucional 241/55 (EC/95). Em suma, podemos afirmar que no âmbito das reformas constitucionais atuais, estas sumariamente afetam as políticas de valorização docente em médio e curto prazo, prejudicando de forma direta e indiretamente o cumprimento do Piso Salarial Profissional dada à inviabilização do cumprimento do atual Plano Nacional da Educação (PNE).