O presente trabalho foi elaborado e fundamentado a partir das observações da disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, tendo como foco o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar, considerando suas funções, identidade e atribuições legais. A análise foi baseada em leituras de Libanêo (1998, 2013) e Franco (2008), entre outros autores e documentos legais, juntamente com a prática da observação do estágio. O objetivo deste trabalho é ampliar as discussões e o entendimento sobre as verdadeiras funções do pedagogo, considerando o trabalho do gestor pedagógico na prática, os desafios encontrados por esses profissionais na realização de seu trabalho e o que rege a legislação sobre as funções do gestor pedagógico. Por meio de tais apontamentos foi possível concluir que o pedagogo tem muitas atribuições, um dos principais motivos é por sua formação, a qual não direciona para uma identidade específica, formando assim para várias funções, uma necessidade do sistema capitalista, formar um trabalhador polivalente.