Na atualidade é notório que a cultura letrada faça parte do cotidiano desde a primeira infância contribuindo para a construção de conhecimentos. Entretanto, as experiências com a leitura e a escrita, variam de acordo com as oportunidades que as crianças têm em seu cotidiano de vivenciar tais práticas. E a Educação Infantil, por sua vez, como uma das etapas fundamentais da Educação Básica, ocupa um importante lugar para estimular as crianças desde cedo. Por isso, o presente trabalho traz resultados de uma pesquisa sobre o papel da Educação Infantil na construção da leitura e da escrita em uma escola pública da zona rural na cidade de Parnaíba-PI. O objetivo geral desse estudo consistiu em analisar as ações pedagógicas que influenciam positivamente no processo de construção da leitura e da escrita. E especificamente buscou identificar as possibilidades de aprendizagens e destacar as atividades que mais estimulam as crianças à escrita e leitura. Desse modo, os resultados mostram que entre as ações pedagógicas das professoras, para estimular essas habilidades, havia uma grande ênfase na literatura infantil como um importante recurso que possibilita a inserção da criança na prática social do ler e do escrever. Também se identificou o grande enfoque em atividades como cantigas de roda, construção de palavras relacionas com suas imagens e parlendas. Portanto, é possível evidenciar que de fato a Educação Infantil, constitui-se como uma etapa privilegiada onde os docentes devem possibilitar que as crianças participem de práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento da leitura e da escrita.