O presente relato de experiência apresenta um jogo como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências. A aplicação da metodologia ocorreu na escola municipal Duque de Caxias, localizada no distrito agrícola de Pirituba, município de Vitória de Santo Antão-PE, com turmas do 6º ano do ensino fundamental II. O interesse pela criação do jogo surgiu da necessidade de diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas teóricas dialogadas, referentes à compreensão e construção do conhecimento relacionado ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Essas dificuldades foram perceptíveis durante o decorrer das atividades realizadas nos estágios promovidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) MEC-SESU. E os resultados obtidos mostraram que essas novas estratégias didáticas de ensino permitiram não só uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas também permitiu com que os alunos conseguissem relacionar conhecimentos prévios com o conhecimento construído em sala de aula, gerando dessa maneira novos conhecimentos e uma melhor compreensão acerca do conteúdo abordado. Foi possível observar ainda diante da atividade executada, um enorme interesse por parte dos alunos em trabalhar com o jogo, o que acabou por facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ocasionando assim a inserção dos discentes nas atividades propostas, além de tornar uma aprendizagem mais significativa e interativa com uma participação efetiva dos alunos.