Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar se as escolas em suas ações
didático/pedagógicas insistem em adotar uma educação tradicional bancária, se o professor
não é mais o centralizador do conhecimento, impossibilitando os educandos a tornarem-se
proativos e reflexivos. Dessa forma, buscou-se identificar em que medida as metodologias
ativas inseridas nas ações didático/pedagógicas podem de fato contribuir para o
desenvolvimento das competências dos educandos, tornando-os proativos e reflexivos.
Contudo, analisou-se de que forma é possível hibridizar o método tradicional de ensino na
escola em ações didático/pedagógicos com as metodologias ativas que favoreçam a autonomia
dos educandos dentro e fora do âmbito escolar. Além disso, procurou-se investigar até que
ponto o currículo escolar sofre alterações com a adoção das metodologias ativas enquanto
ações didático/pedagógicas desenvolvidas pela escola para a construção do saber dos
educandos. O estudo em evidência, apropriou-se da pesquisa bibliográfica, através das
concepções de Alarcão (2011), Vaillant e Marcelo (2012), Bacich e Moran (2018), entre
outros cuja proposta viabilizou fundamentar o conhecimento em relação à temática abordada.
A pesquisa ocorreu na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no município de Recife,
mediante um questionário respondido pelos docentes dessa instituição de Ensino. O estudo
revelou que as metodologias ativas é uma realidade e não utopia, pois já são aplicadas em
escolas de ensino técnico e superior.