Fatores como desvalorização social da profissão, condições de trabalho, a diversidade de alunos com os quais o professor precisa lidar, dentre outros contribuem para o desinteresse em seguir a carreira docente. Além do desinteresse pela profissão, há casos de estudantes que ingressam nos cursos de licenciatura por falta de oportunidade em outros cursos. Depois se tornam professores e enfrentam dilemas no exercício da docência. Assim, o presente estudo, em andamento, tem por objetivo investigar o interesse pela docência junto aos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFPB - Campus Sousa. Para tanto, propõe-se, assim, uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, bibliográfica, documental e utilizando-se, ainda, de questionário para a coleta de dados, o qual é composto de questões abertas e fechadas, referentes ao tema de estudo. Através desse instrumento, abordam-se variáveis concernentes ao motivo da escolha do curso, as representações que os alunos tenham a respeito do que é ser professor, além da pretensão de seguirem a carreira docente. Dessa forma, a pesquisa pode contribuir com a formação dos licenciados, investigando o real interesse que eles apresentam pela carreira docente, além de auxiliar a gestão do curso na adoção de estratégias que busquem incentivá-los como futuros docentes.