Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES, UMA VISÃO DISCENTE.

Palavra-chaves: REDES DE COMPUTADORES, METODOLOGIAS ATIVAS, VIRTUAL PRIVATE NETWORK Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47848 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3954 "inscrito_id" => 10605 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES, UMA VISÃO DISCENTE." "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores II, onde foi utilizada uma proposta de atividades baseada em Metodologias Ativas de Ensino, levando em considera-ção principalmente a necessidade de uma maior interação entre os discentes (considerando a organização destes em equipes) bem como os grupos de discentes e os participantes da comuni-dade acadêmica em geral (técnicos administrativos, equipes de apoio, discentes de outros cur-sos/turmas). Diante do proposto, os discentes foram orientados a buscar maneiras simplificadas e contextualizadas de explanação para conteúdos tidos com técnicos e exclusivos ao componen-te curricular. Neste trabalho, será apresentada a abordagem feita para apresentação e discussão do tema VPN (Virtual Private Network), tema este relevante na ementa do componente curricu-lar Redes de Computadores II. O trabalho está estruturado apresentando conceitos básicos sobre o tema norteador da atividade (VPN), o percurso metodológico da atividade, bem como o relato de experiência por parte dos discentes.Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REDES DE COMPUTADORES, METODOLOGIAS ATIVAS, VIRTUAL PRIVATE NETWORK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10605_17092018144254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON FELIPE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON FELIPE" "autor_email" => "jfsilvadelima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47848 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3954 "inscrito_id" => 10605 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES, UMA VISÃO DISCENTE." "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores II, onde foi utilizada uma proposta de atividades baseada em Metodologias Ativas de Ensino, levando em considera-ção principalmente a necessidade de uma maior interação entre os discentes (considerando a organização destes em equipes) bem como os grupos de discentes e os participantes da comuni-dade acadêmica em geral (técnicos administrativos, equipes de apoio, discentes de outros cur-sos/turmas). Diante do proposto, os discentes foram orientados a buscar maneiras simplificadas e contextualizadas de explanação para conteúdos tidos com técnicos e exclusivos ao componen-te curricular. Neste trabalho, será apresentada a abordagem feita para apresentação e discussão do tema VPN (Virtual Private Network), tema este relevante na ementa do componente curricu-lar Redes de Computadores II. O trabalho está estruturado apresentando conceitos básicos sobre o tema norteador da atividade (VPN), o percurso metodológico da atividade, bem como o relato de experiência por parte dos discentes.Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REDES DE COMPUTADORES, METODOLOGIAS ATIVAS, VIRTUAL PRIVATE NETWORK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10605_17092018144254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON FELIPE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON FELIPE" "autor_email" => "jfsilvadelima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta a experiência ocorrida no curso de Bacharelado em Ciência da Computa-ção, mais precisamente no componente curricular Redes de Computadores II, onde foi utilizada uma proposta de atividades baseada em Metodologias Ativas de Ensino, levando em considera-ção principalmente a necessidade de uma maior interação entre os discentes (considerando a organização destes em equipes) bem como os grupos de discentes e os participantes da comuni-dade acadêmica em geral (técnicos administrativos, equipes de apoio, discentes de outros cur-sos/turmas). Diante do proposto, os discentes foram orientados a buscar maneiras simplificadas e contextualizadas de explanação para conteúdos tidos com técnicos e exclusivos ao componen-te curricular. Neste trabalho, será apresentada a abordagem feita para apresentação e discussão do tema VPN (Virtual Private Network), tema este relevante na ementa do componente curricu-lar Redes de Computadores II. O trabalho está estruturado apresentando conceitos básicos sobre o tema norteador da atividade (VPN), o percurso metodológico da atividade, bem como o relato de experiência por parte dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.