A educação é um direito fundamental de todas as pessoas e um dever do Estado, que visa o pleno desenvolvimento da pessoa e deve ser promovida com a colaboração da sociedade. Sabe-se, no entanto, que as políticas de educação nem sempre proporcionam significativa inclusão social de grupos considerados minorias, especificamente, o das mulheres. Nesse sentido, o presente artigo é um estado da arte com o objetivo de mapear a produção acadêmica relativa ao referencial teórico-conceitual sobre as políticas públicas de ensino superior como promoção da equidade de gênero. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, com análise de oito artigos publicados em português e espanhol no período de 2013 a 2018, encontrados no banco de dados do portal do SciELO - Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org). A discussão é construída a partir dos descritores educação, ensino superior, políticas públicas, equidade e gênero. Os textos encontrados fazem uma reflexão sobre o conceito e significado do termo gênero, que deve ser entendido como uma construção social, baseada em distintas estruturas de poder. Apesar dos avanços, especialmente a expressiva presença da mulher no ensino superior, os estudos indicam que a participação social da mulher no mercado de trabalho ainda enfrenta grandes obstáculos para uma efetiva equidade de gênero e reforçam as normas e discursos de gênero já existentes. As políticas públicas para acesso ao ensino superior se apresentam como ações afirmativas e são fundamentais na promoção da equidade de gênero, embora haja necessidade de adequação das práticas e diretrizes para concretização da igualdade entre os pares.