Uma abordagem educacional, que reforça ao profissional da educação o seu verdadeiro e importante papel social e suas implicações nos resultados de estudantes, vem sendo constantemente debatida e problematizada. Diante disso, este estudo tem por objetivo principal refletir sobre a relevância da educação emocional para a formação docente visando práticas pedagógicas mediadas pela relação dialógica. O aporte teórico está fundamentado nos escritos de Wallon (1971, 1978) e Cunha (1989, 2001, 2010, 2013) no que tange a formação de professores e o conceito de afetividade, sendo este, visto como imprescindível na aprendizagem. O percurso metodológico está pautado nos Grupos de Discussão propostos por Weller (2006) em seus estudos, do qual participarão professores/as e atendentes de uma escola de educação infantil localizada na região da serra gaúcha. As discussões serão gravadas em áudio e posteriormente degravadas, facilitando a análise do conteúdo. O Roteiro de Discussão será organizado em pelo menos seis blocos, englobando questões pessoais, relacionais, educacionais e profissionais. Após a realização do grupo de discussão, os/as participantes responderão a um questionário elaborado pela equipe de pesquisa abarcando questões pessoais que auxiliem na categorização do grupo. Os Grupos de discussão serão realizados na própria escola e os resultados serão analisados à luz do método documentário de análise. Neste estudo, emerge a possibilidade de que professor e aluno, juntos, construam um conhecimento que não parta do desconhecido, mas de algo que já existe, por intermédio da afetividade. É assim que aos poucos o professor, na sua mediação e construção do conhecimento junto ao aluno, que estabelece os vínculos afetivos, condição essencial na formação integral do sujeito.