Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS COMATIVIDADES ECOPEDAGÓGICAS REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47038 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2595 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS COMATIVIDADES ECOPEDAGÓGICAS REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo relatar e avaliar os resultados de uma intervenção\r\n realizada durante o projeto de extensão Ecologia Aplicada na Escola – Ano II, que aproximou o\r\n currículo escolar às temáticas da educação ambiental. A intervenção foi realizada em uma escola\r\n pública de ensino fundamental I, com os alunos do 3º ano, no Município de Rio Tinto - PB. Tendo em\r\n vista a complexidade das temáticas de cunho ambiental, percebemos a necessidade de desenvolver\r\n estratégias de intervenção de caráter interdisciplinar, que envolveram desde atividades dialógicas e\r\n expositivas, a lúdicas e experimentais. Nesse sentido, acreditamos que com tais estratégias foi possível\r\n dialogar com a complexidade ambiental em vários de seus aspectos, sejam ecológicos, sociais,\r\n culturais, políticos e ou econômicos. O intuído da intervenção realizada no âmbito deste projeto de\r\n extensão foi o de refletir sobre a importância da educação ambiental na formação da criança e a\r\n implementação da temática ambiental no currículo escolar, como meio de garantir que a educação\r\n ambiental esteja de fato presente no cotidiano da escola. Acreditamos que abordar esse tema na escola\r\n permitiu as crianças pensarem e refletirem suas atitudes, valores e responsabilidades diante das\r\n problemáticas ambientais locais, o que possibilita a formação de sujeitos ecológicos que poderão ser\r\n mais conscientes, críticos e com atitudes mais sustentáveis """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID299_10092018144025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANALICE" "autor_email" => "analicealvesrodrigues@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47038 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2595 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS COMATIVIDADES ECOPEDAGÓGICAS REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo relatar e avaliar os resultados de uma intervenção\r\n realizada durante o projeto de extensão Ecologia Aplicada na Escola – Ano II, que aproximou o\r\n currículo escolar às temáticas da educação ambiental. A intervenção foi realizada em uma escola\r\n pública de ensino fundamental I, com os alunos do 3º ano, no Município de Rio Tinto - PB. Tendo em\r\n vista a complexidade das temáticas de cunho ambiental, percebemos a necessidade de desenvolver\r\n estratégias de intervenção de caráter interdisciplinar, que envolveram desde atividades dialógicas e\r\n expositivas, a lúdicas e experimentais. Nesse sentido, acreditamos que com tais estratégias foi possível\r\n dialogar com a complexidade ambiental em vários de seus aspectos, sejam ecológicos, sociais,\r\n culturais, políticos e ou econômicos. O intuído da intervenção realizada no âmbito deste projeto de\r\n extensão foi o de refletir sobre a importância da educação ambiental na formação da criança e a\r\n implementação da temática ambiental no currículo escolar, como meio de garantir que a educação\r\n ambiental esteja de fato presente no cotidiano da escola. Acreditamos que abordar esse tema na escola\r\n permitiu as crianças pensarem e refletirem suas atitudes, valores e responsabilidades diante das\r\n problemáticas ambientais locais, o que possibilita a formação de sujeitos ecológicos que poderão ser\r\n mais conscientes, críticos e com atitudes mais sustentáveis """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, ÁGUA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID299_10092018144025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANALICE ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANALICE" "autor_email" => "analicealvesrodrigues@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e avaliar os resultados de uma intervenção realizada durante o projeto de extensão Ecologia Aplicada na Escola – Ano II, que aproximou o currículo escolar às temáticas da educação ambiental. A intervenção foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental I, com os alunos do 3º ano, no Município de Rio Tinto - PB. Tendo em vista a complexidade das temáticas de cunho ambiental, percebemos a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção de caráter interdisciplinar, que envolveram desde atividades dialógicas e expositivas, a lúdicas e experimentais. Nesse sentido, acreditamos que com tais estratégias foi possível dialogar com a complexidade ambiental em vários de seus aspectos, sejam ecológicos, sociais, culturais, políticos e ou econômicos. O intuído da intervenção realizada no âmbito deste projeto de extensão foi o de refletir sobre a importância da educação ambiental na formação da criança e a implementação da temática ambiental no currículo escolar, como meio de garantir que a educação ambiental esteja de fato presente no cotidiano da escola. Acreditamos que abordar esse tema na escola permitiu as crianças pensarem e refletirem suas atitudes, valores e responsabilidades diante das problemáticas ambientais locais, o que possibilita a formação de sujeitos ecológicos que poderão ser mais conscientes, críticos e com atitudes mais sustentáveis

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.