A compreensão e o conhecimento de conteúdos de bioquímica, química e biologia, requer estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem. Um exemplo é o estudo das vias metabólicas energéticas do metabolismo celular de alguns seres vivos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os processos energéticos empregados na fermentação alcoólica e láctica através da utilização de micro-organismos. Tendo como protagonistas os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Domingos Briante, localizada na cidade de São José do Rio Claro/MT e como mediador o professor de Biologia. A metodologia empregada foi uma sequência didática com seis aulas, envolvendo diversas estratégias de ensino: expositiva dialogada; elaboração de modelos didáticos e experimentação com materiais alternativos e de baixo custo. Conclui-se que os alunos apresentaram maior dificuldade no entendimento das reações químicas envolvidas nos processos de fermentação alcoólica e láctica; o uso de modelos didáticos auxiliaram na aprendizagem dos processos energéticos e a entender a manutenção da vida de fungos e bactérias, e a experimentação contribui para demonstrar os processos fermentativos de maneira clara e objetiva, porém a falta de um laboratório equipado pode prejudicar o processo de ensino e aprendizagem.