Este artigo vem mostrar a importância do uso de filmes como instrumento metodológico para o enriquecimento do ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia, tornando-as mais participativas, onde foi obtido conhecimento através de referências bibliográficas e das intervenções realizadas a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo localizada no município de Guarabira-PB. O ensino da Geografia, é definido pelos estudantes como desestimulante, e diante dessa opinião o professor precisa inovar sua forma de trabalhar em sala de aula e através dessa realidade, foi utilizado como metodologia de ensino o uso do filme 2012, onde a partir do mesmo pretendeu-se promover o conhecimento necessário para a compreensão do conteúdo abordado na aula a partir das mensagens transmitidas pela linguagem áudio visual, tendo como tema “os impactos provocados pelos abalos sísmicos”, onde foram feitas relações entre a teoria abordada no livro didático e as cenas mostradas no filme, servindo como espelho que reflete os conceitos descritivos de cada componente que está relacionado aos terremotos, como vibração do solo com intensidades variada, abertura de falhas, deslizamento de terra, tsunamis, entre outros possibilitando a compreensão e diferença existente entre eles.