MEIRA, Adriana Kelly Da Silva et al.. Monitoria como forma de prática integrativa. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47882>. Acesso em: 05/11/2024 03:32
A função de monitor, dentro das instituições de ensino, e aqui especificamente as IES (Instituição de Ensino Superior), é muito relevante e imprescindível ao ensino de maneira geral. Provavelmente pelo fato de parecer um sujeito eficaz em preencher as lacunas existentes no universo educacional e também por amenizar e facilitar a relação professor-aluno, historicamente conflitantes. Hoje, o monitor mais do que tudo é um indivíduo capaz de gerar aprendizado e interação social, itens fundamentais para o suporte do processo ensino-aprendizagem. A prática da monitoria abarca inúmeros desafios e é fonte de aprendizado multilateral e realização grupal. Este trabalho teve por objetivo realizar uma prática integrativa, intervenção psicossocial com intuito coesivo para com um grupo 40 estudantes do primeiro período de um curso de IES privada no município de Campina Grande sendo manejado por uma dupla de monitores sob orientação do docente da disciplina e orientador das mesmas. Outrossim, o propósito fora melhorar as relações com os conteúdos e promover a aproximação saudável entre todos os membros, além dos devidos esclarecimentos sobre o papel dos monitores e consequentemente, instigá-los a uma futura participação em monitorias. Foi utilizada dinâmica de grupo como ferramenta capaz de trazer a aproximação e reflexão sobre o modo como os participantes se enxergam e sua vivência no grupo. Foi percebido como resultado da prática integrativa que os estudantes relaxaram, se perceberam enquanto grupo com alto potencial de decisão e que as dúvidas e curiosidades sobre a monitoria foram sanadas, tendo os objetivos sido alcançados.