O projeto Nas trilhas da língua portuguesa: o texto em foco é financiado pela CAPES, está sendo desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, na Escola Monte Carmelo, localizada em Campina Grande - Paraíba. O trabalho em questão foi resultado das reflexões feitas a partir das teorias estudadas na universidade e da nossa atuação no projeto enquanto docentes em formação. Tendo por base os documentos oficiais da educação, e os teóricos linguistas, optou-se por trabalhar a gramática em função do texto e das práticas sociais de uso da língua. O presente trabalho tem como principais objetivos: mostrar a funcionalidade da língua através dos textos e refletir sobre as práticas efetivas de uso da língua, levando-se em consideração o meio sociocultural em que o aluno está inserido. O referencial teórico está fundamentado nas contribuições de Antunes (2007), Geraldi (1997), OCEM (2006), Marcuschi (1946), entre outros. Os resultados revelam que, a partir de tal prática, é possível iniciar um trabalho em sala de aula visando uma integração entre os eixos que estruturam o ensino de língua materna: ensino de gramática, ensino de leitura, ensino de produção textual e ensino de vocabulário, o que favorece o processo de ensino-aprendizagem.