Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no doutoramento na Universidade Católica de Petrópolis e pretende compreender os significados que os alunos apresentam em relação à literatura infantil trabalhada na escola. O letramento literário é entendido como um processo, uma construção que se dá durante toda a existência do indivíduo, em que há a apropriação da literatura enquanto uma construção cultural. (PAULINO e COSSON, 2009). A tarefa da escola seria possibilitar a apropriação da leitura literária. O estudo apresentou uma opção teórico–metodológica pela pesquisa qualitativa de caráter etnográfico. A pesquisa parte da observação dos alunos e de entrevistas semiestruturadas para construir uma descrição densa da realidade pesquisada. Os sujeitos são trinta e um alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino, escolhida pelo investimento que faz na leitura literária. Em relação aos resultados alcançados, destaco que muitas crianças têm na família o incentivo à leitura, mas o trabalho que a escola pesquisada faz enriquece essa motivação inicial a professora investe em leituras mais expressivas, buscando aperfeiçoar o gosto. Os alunos percebem o investimento feito pela escola em relação à leitura literária e fazem apontamentos em que constroem novos sentidos e a própria identidade.