NASCIMENTO, Gilles Villeneuve Souza. Intertextualidade intergêneros em foco. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47676>. Acesso em: 23/12/2024 09:01
Este artigo pretende aprofundar estudos sobre uma interessante área dos gêneros textuais: a intertextualidade intergêneros. Conhecida também pelos termos hibridização ou mescla de gêneros, tal forma de composição textual se encontra presente em diversas publicações que circulam entre os usuários da língua atualmente. Entretanto, classificar e refletir sobre casos de intergenericidade tem se revelado um desafio no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, uma vez que alguns estudantes ainda não reconhecem a intencionalidade expressa na produção como fator primordial na definição gênero textual, revelando certo desconhecimento sobre a temática em geral. Sendo assim, este estudo se propõe a explorar tal universo, reiterando o propósito comunicativo como elemento preponderante na classificação do gênero, tecendo breves comentários sobre a situação do ensino e analisando dados de uma pesquisa de campo realizada com discentes de uma escola pública da Cidade do Recife.