Resumo:
O estágio supervisionado é instrumento de grande importância para a formação docente, pois
proporciona aos licenciados o domínio dos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para à
sua profissão. Nesse sentido esse componente curricular vem sendo amplamente discutido, tendo em
vista que a experiência de estágio é um fator fundamental para o desenvolvimento do graduando
diante da prática pedagógica. Além de ser o grande ensaio para ter certeza dessa escolha profissional,
dando a oportunidade do mesmo ter autonomia, mostrando suas habilidades e sua criatividade frente
as teorias e práticas estudadas. Desse modo, levantamos a seguinte problemática: Qual a importância
do Estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação de professor (as)? Partindo dessa
problemática, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos licenciandos em pedagogia do
6° período da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, campos I, sobre a relevância do estágio
para sua formação. Com a intenção de acatar o objetivo da pesquisa, a metodologia aplicada será
bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo e foram usados para coleta de dados, entrevistas
semiestruturadas com 7 licenciandos do 8° período de pedagogia da UNEAL. Para fundamentação da
pesquisa, tivemos como suporte teórico, dentro outros autores, Pimenta (2004); Silva (2011); Marques
(2015); Almeida (2009) Schneider (2012). Os resultados apontam que o estágio foi percebido como
algo positivo, que proporciona ao estagiário a relação teórica e prática, dentro da realidade escolar.
Constatamos ainda a importância e contribuições dessa disciplina na construção da identidade da
futura profissão professor (as).