Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: PESQUISA, ENSINO FUNDAMENTAL, TCF Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47657
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1204
    "inscrito_id" => 2022
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "A iniciação científica ainda na educação básica, tem se mostrado uma valiosa forma de apresentar aos estudantes a importância da pesquisa científica para a humanidade. Além disso, pode proporcioná-los, a reflexão sobre os problemas que os cercam, bem como suas possíveis soluções. Entretanto, trilhar este caminho não é muito fácil. Assim, no intuito de aproximar a pesquisa científica dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas do Estado de Pernambuco, surge em meados de 2016 e destinados aos alunos do 9º ano, o Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF. Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes do 9º ano para a construção do TCF. Por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, optamos por aplicar um questionário a 19 estudantes do 9º ano de uma escola pública estadual que realizam seu TCF. Nossos resultados apontaram que os estudantes sentiram muita dificuldade na compreensão do que é de como fazer uma pesquisa científica, mas nada a escrita do texto científico, foi apontada pelos estudantes como o maior desafio. A maioria deles viram na construção do seu TCF, uma forma de “treinamento” para quando estiverem na universidade, não sentirem tanta dificuldade em construir sua monografia ou algo similar. Com esta pesquisa podemos concluir que a iniciação científica ainda no âmbito do ensino fundamental, sem dúvidas podem promover a construção do um cidadão critico, mas antes precisa mitigar os problemas que temos no tocante à construção deste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO FUNDAMENTAL, TCF"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2022_02092018214123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA MARIA PEREIRA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MARTINS"
    "autor_email" => "alessandra_biologa@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47657
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1204
    "inscrito_id" => 2022
    "titulo" => "INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "A iniciação científica ainda na educação básica, tem se mostrado uma valiosa forma de apresentar aos estudantes a importância da pesquisa científica para a humanidade. Além disso, pode proporcioná-los, a reflexão sobre os problemas que os cercam, bem como suas possíveis soluções. Entretanto, trilhar este caminho não é muito fácil. Assim, no intuito de aproximar a pesquisa científica dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas do Estado de Pernambuco, surge em meados de 2016 e destinados aos alunos do 9º ano, o Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF. Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes do 9º ano para a construção do TCF. Por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, optamos por aplicar um questionário a 19 estudantes do 9º ano de uma escola pública estadual que realizam seu TCF. Nossos resultados apontaram que os estudantes sentiram muita dificuldade na compreensão do que é de como fazer uma pesquisa científica, mas nada a escrita do texto científico, foi apontada pelos estudantes como o maior desafio. A maioria deles viram na construção do seu TCF, uma forma de “treinamento” para quando estiverem na universidade, não sentirem tanta dificuldade em construir sua monografia ou algo similar. Com esta pesquisa podemos concluir que a iniciação científica ainda no âmbito do ensino fundamental, sem dúvidas podem promover a construção do um cidadão critico, mas antes precisa mitigar os problemas que temos no tocante à construção deste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO FUNDAMENTAL, TCF"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2022_02092018214123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA MARIA PEREIRA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA MARTINS"
    "autor_email" => "alessandra_biologa@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A iniciação científica ainda na educação básica, tem se mostrado uma valiosa forma de apresentar aos estudantes a importância da pesquisa científica para a humanidade. Além disso, pode proporcioná-los, a reflexão sobre os problemas que os cercam, bem como suas possíveis soluções. Entretanto, trilhar este caminho não é muito fácil. Assim, no intuito de aproximar a pesquisa científica dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas do Estado de Pernambuco, surge em meados de 2016 e destinados aos alunos do 9º ano, o Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF. Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes do 9º ano para a construção do TCF. Por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, optamos por aplicar um questionário a 19 estudantes do 9º ano de uma escola pública estadual que realizam seu TCF. Nossos resultados apontaram que os estudantes sentiram muita dificuldade na compreensão do que é de como fazer uma pesquisa científica, mas nada a escrita do texto científico, foi apontada pelos estudantes como o maior desafio. A maioria deles viram na construção do seu TCF, uma forma de “treinamento” para quando estiverem na universidade, não sentirem tanta dificuldade em construir sua monografia ou algo similar. Com esta pesquisa podemos concluir que a iniciação científica ainda no âmbito do ensino fundamental, sem dúvidas podem promover a construção do um cidadão critico, mas antes precisa mitigar os problemas que temos no tocante à construção deste.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.