A educação a distância (EAD) tem se beneficiado não apenas dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), os quais foram desenvolvidos especificamente com o intuito de criar ambientes propícios para o desenvolvimento de cursos, mas também de redes sociais que, na atualidade, estão disponíveis a praticamente todas as pessoas que têm acesso a internet. O Facebook, o Skype, o Hangouts e até mesmo o Whatsapp são recursos que podem ser utilizados como suporte para aulas on-line na modalidade EAD. O conceito de aula também muda (MORAN, 1994) devido aos recursos tecnológicos digitais disponíveis atualmente. E havendo esta mudança, cabe ao professor repensar sua proposta de trabalho e seu papel (ALARCÃO, 2003). Este trabalho teve por objetivos: enumerar as redes sociais mais utilizadas para o ensino de línguas e o acompanhamento escolar; e identificar quais materiais são mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem nestas redes. Para tanto foi necessário entrevistar uma professora que oferece aulas on-line e alguns de seus alunos. Observou-se que ainda há uma grande resistência não só por pessoas de outras gerações, mas também por parte dos nativos digitais a terem aulas de idiomas e/ou acompanhamento escolar nas redes sociais, utilizando a modalidade a distância. A redes sociais mais acessadas para esta finalidade, por ordem de utilização, foram: Facebook, Skype, Hangouts e Whatsapp. Também foi possível perceber que os matérias indicados para estudo são muito variados, dependo do grau de conhecimento e manuseio do indivíduo com as tecnologias da informação e comunicação (TICs).