Este trabalho é parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada: "Exclusão Digital em Educação no Brasil: um estudo bibliográfico", pretende-se delinear alguns dos pontos descritos pelos autores estudados, destacando as discussões sobre as tecnologias humanas como capital digital na Educação. A metodologia deste estudo é a pesquisa bibliográfica e destaca-se que os dados estudados foram obtidos através dos instrumentos de análise de conteúdo: mapa conceitual, do software EndNote e do software ATLAS.ti. As discussões apresentadas no texto onde englobam as principais temática, sendo elas: processo de ensino-aprendizagem, desafios da educação, tecnologia como cultura, formação docente, infraestrutura, projetos educacionais e políticas de inclusão, levam a pensar que, desenvolver projetos governamentais, políticos e sociais, que incluem as escolas, significa garantir a continuidade, a abrangência e a inclusão de um número maior de pessoas. Não com um caráter assistencialista ou remediativo, mas um caráter de Educação continuada e consequente, que faça parte, tanto de uma política de governo, como um projeto político pedagógico da escola. Entende-se a Educação como um dos instrumentos de combate a exclusão digital ao se discutir a alfabetização e o letramento digital como forma de apropriação das tecnologias digitais no contexto cultural, social e educacional. A Educação tem potencial para contribuir na construção de novos sentidos e significados para se desdobrarem em conhecimentos e saberes.