Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR E DESAFIOS AMAZÔNICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, DESAFIOS, AMAZONAS Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47632
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4288
    "inscrito_id" => 9269
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR E DESAFIOS AMAZÔNICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Sabendo-se do papel fundamental que o professor possui frente ao processo de inclusão, buscou-se identificar através de pesquisas realizadas no Amazonas, os desafios encontrados por professores para que seja consolidada a inclusão de alunos com NEE no ensino regular. O mesmo percorre pelos marcos legais nacionais e internacionais que asseguram a educação para todos, tendo como base principal para essa pesquisa a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma revisão integrativa, para se conhecer os trabalhos realizados no Amazonas entre 2010 e 2017, que retratassem as dificuldades para a realização da inclusão escolar, e como dados obtivemos 8 trabalhos de interesse. A partir disso, relacionou-se 7 categorias de desafios que se destacaram nos relatos dos professores nas pesquisas investigadas: Formação Inicial e Continuada, Materiais Pedagógicos, Apoio Institucional, Espaço Físico, Número de alunos, PPP e Apoio Familiar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, DESAFIOS, AMAZONAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID9269_17092018204759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANNE FARIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANNE"
    "autor_email" => "franci.anne.farias@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47632
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4288
    "inscrito_id" => 9269
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR E DESAFIOS AMAZÔNICOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Sabendo-se do papel fundamental que o professor possui frente ao processo de inclusão, buscou-se identificar através de pesquisas realizadas no Amazonas, os desafios encontrados por professores para que seja consolidada a inclusão de alunos com NEE no ensino regular. O mesmo percorre pelos marcos legais nacionais e internacionais que asseguram a educação para todos, tendo como base principal para essa pesquisa a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma revisão integrativa, para se conhecer os trabalhos realizados no Amazonas entre 2010 e 2017, que retratassem as dificuldades para a realização da inclusão escolar, e como dados obtivemos 8 trabalhos de interesse. A partir disso, relacionou-se 7 categorias de desafios que se destacaram nos relatos dos professores nas pesquisas investigadas: Formação Inicial e Continuada, Materiais Pedagógicos, Apoio Institucional, Espaço Físico, Número de alunos, PPP e Apoio Familiar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, DESAFIOS, AMAZONAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID9269_17092018204759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANNE FARIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANNE"
    "autor_email" => "franci.anne.farias@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Sabendo-se do papel fundamental que o professor possui frente ao processo de inclusão, buscou-se identificar através de pesquisas realizadas no Amazonas, os desafios encontrados por professores para que seja consolidada a inclusão de alunos com NEE no ensino regular. O mesmo percorre pelos marcos legais nacionais e internacionais que asseguram a educação para todos, tendo como base principal para essa pesquisa a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma revisão integrativa, para se conhecer os trabalhos realizados no Amazonas entre 2010 e 2017, que retratassem as dificuldades para a realização da inclusão escolar, e como dados obtivemos 8 trabalhos de interesse. A partir disso, relacionou-se 7 categorias de desafios que se destacaram nos relatos dos professores nas pesquisas investigadas: Formação Inicial e Continuada, Materiais Pedagógicos, Apoio Institucional, Espaço Físico, Número de alunos, PPP e Apoio Familiar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.