FÉLIX, Wanilly Do Nascimento et al.. Identidade, diferença e contexto escolar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47586>. Acesso em: 23/12/2024 09:00
RESUMO: As questões referentes a identidades e sujeitos sociais estão cada vez mais presentes no espaço escolar e, em virtude disto, é urgente para o professor de Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, refletir e compreender como se dão os processos de formação/definição delas, sobretudo buscando estar cada vez mais preparado para atuar, em muitos casos, como mediador de conflitos entre estudantes e possível ouvinte de alunos cada vez mais sem espaço para discussões sobre o assunto no ambiente familiar. Diante do exposto, este artigo visa refletir sobre estes pontos e suas implicações na sociedade moderna, a luz do que postula o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman no seu livro Identidade e com base nos estudos pós-coloniais. Para tanto, contaremos com o aporte teórico de Candau (2012), Freire (2015), dentre outros. Refletiremos sobre o papel da escola na construção da identidade, bem como sobre as implicações entre identidade e diferença, bem como os desdobramentos das conotações que ambas tem recebido na contemporaneidade. Por fim, proporemos uma abordagem intercultural da questão em debate como estratégia para a escola brasileira moderna, a fim de garantir a equidade no contexto escolar. A metodologia deste trabalho é a pesquisa etnográfica de natureza qualitativa.