Resumo: Esta pesquisa é uma continuidade do projeto que se iniciou em 2016, que pretendia aprofundar o conhecimento sobre a identidade docente dos alunos dos cursos de licenciatura da UNESPAR – campus Paranaguá, por meio de uma discussão ampla, democrática, teórica e rica sobre a constituição, formação e valorização da identidade docente e como isso implica sobre a futura atuação dos professores em seus campos de trabalho, em uma perspectiva de pesquisa interdisciplinar, perpassando o campo da educação em Direitos Humanos e também as questõs relativas à educação ambiental. No presente estudo objetiva-se agregar o município de Curitiba, cuja IES para análise será escolhida a partir de parâmetros de similaridade. A metodologia utilizada será do formato qualitativa/quantitativa, iniciando-se a pesquisa com o levantamento dos dados e da bibliografia necessária, que virá agregar à bibliografia básica da pesquisa, já escolhida, entre as quais se destacam: Foucault (1985; 2002; 2004), Louro (1995; 1997; 2003; 2004) Weber (1982) e Pimenta (2012). Tais dados serão acrescentados ao trabalho em andamento. A pesquisa terá a duração de 24 meses, contados a partir da aprovação da continuidade do regime de Regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – TIDE para a autora/proponente. Os objetivos deste estudo são: - Articular as licenciaturas da UNESPAR – Campus Paranaguá para realizar um trabalho conjunto no sentido de formar e valorizar a identidade docentes dos alunos; - Conscientizar os alunos de seu importante papel social e histórico, a partir da sua prática profissional, como elementos ativos de mudança. - Propor e realizar atividades como discussões, oficinas, eventos, publicações e outras com todos os cursos de Licenciatura, para discussão da temática. - Publicizar os resultados de diversas maneiras, entre elas na apresentação de eventos, bem como por meio de publicações, Internet, etc. – Alinhar a discussão da identidade docente com a Educação em Direitos Humanos e também com as questões ambientais. O estudo pretende, a partir dos resultados obtidos, melhorar sobremaneira a formação dos alunos das licenciaturas e enriquecer o campo teórico.