A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão conservando o regime de residência. Teve como objetivos reconhecer o cuidado afetuoso nas relações de ensinantes e aprendentes no curso de ensino médio integrado do IFRS – Campus Sertão utilizando o email pedagógico como um instrumento de pesquisa; identificar, nos relatos dos emails pedagógicos, ações que referenciem o cuidado afetuoso e promover uma reflexão sobre as ações contidas nos emails pedagógicos que referenciam o cuidado afetuoso, propondo sua efetivação como prática docente. Consistiu na troca de cinco emails chamados pedagógicos, entre quatorze educadores/as dessa instituição de ensino identificando como gestam o cuidado nas relações e vivências docentes e de que forma o cuidado afetuoso se apresenta nos relatos sobre como ensinam. O método de pesquisa é o qualitativo através da análise de conteúdo (MORAES 2003) utilizando o email pedagógico como instrumento de coleta de dados para a investigação. Na categorização da escrita obtida foram utilizadas as referências de Martin Seligman (2011) para o Florescer, sob a perspectiva da Psicologia Positiva: emoção positiva, engajamento, realização e sentido. Ao final da pesquisa foi possível verificar a importância de relacionamentos positivos como necessários ao exercício do cuidado afetuoso nas relações de ensinar, à prática do sentir-se bem podendo propiciar melhor saúde e qualidade de vida. Ao promover o cuidado afetuoso educadores/as ensinantes são exemplo e modelo, quebrando um paradigma de que a afetividade é contrária à competência, ao profissionalismo ou à cientificidade.