LINS, Adriana Vieira et al.. Estudo como atividade artística. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45487>. Acesso em: 05/11/2024 03:14
Resumo Este Artigo tem como objetivo fundamental, nossa hipótese de o Estudo ser uma Atividade Artística, compartilhando a experiência concreta empírica, vital e não abstrata (pelo menos nesse primeiro momento). Daí nos atrair a obra de Arte como Experiência provocada pelos sentidos, sendo executada, pelo trabalho artesanal como: pintura, música, teatro, cinema e nas letras. Atividades artesanais vinculadas à produção de sentidos. Essa capacidade de representar a realidade do mundo e revelar suas múltiplas verdades de forma expressiva, marcadamente simbólica. Produção mediada por muitas linguagens, que afirmam traços humanos que fundam, simultaneamente, a cultura e a história. Nossa expectativa é que a visão de Dewey sobre a Arte como Experiência nos aproxime disso que nós gostaríamos de compreender para interpretar: a arte como expressão da experiência de muitas “atividades humanas sensíveis” inclusive como expressão da experiência vivida no Estudo. Os próximos passos desse nosso estudo, que consiste em elevar o estudo à arte, à atividade artística; a reconhecer os sujeitos pedagógicos como artesãos de si mediados pelo estudo; que elegeu o estudo como objeto de investigação.