O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento de trabalho de conclusão de curso, trago inicialmente o embasamento teórico como resultado, uma discussão sobre alfabetização na perspectiva do letramento e a importância da consciência fonológica na apropriação do sistema de escrita alfabética.
Assim o estudo que vem sendo desenvolvido tem como objetivo investigar a prática de uma professora do 1º ano do ensino fundamental, como explora em sua prática a consciência fonológica no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Apoiada nos estudos a teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nas discussões sobre alfabetização e letramento, bem como os estudos realizados sobre consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética, (AQUINO, 2007; BEZERRA 2008; MORAIS, 2012).
Tendo como metodologia a ser utilizada observação e a entrevista, identificar nas atividades desenvolvidas no que se refere às habilidades metafonológicas e sua relação com apropriação do sistema de escrita alfabética, analisa sua fala em relação a sua prática enquanto atividades reflexivas que envolva a consciência fonológica na alfabetização.
A partir destas discussões defendo um trabalho sistemático no qual possibilite aos alunos a compreensão do sistema de escrita alfabética a partir de atividades que envolvam leitura, produção de textos envolvendo os diversos gêneros textuais ( parlendas, poemas, cantigas) e que estas atividades envolvam as habilidades fonológicas,promovendo assim um ensino significativo, mas destaco que a consciência fonológica e uma condição e não somente a mesma é suficiente para que as crianças se tornem alfabetizadas como destaca (Morais, 2012).