Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TEA

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      especiais e para isso acontecer a escola deve ser adaptada ao aluno, de acordo com suas\r\n
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      Como se dá a formação continuada dos professores? Quais são as condições do trabalho\r\n
      pedagógico dos professores na educação inclusiva? A metodologia é a bibliográfica, fazendo\r\n
      leituras e análises de pesquisa de autores como CUNHA (2011), MIRANDA & GALVÃO\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nossa proposta é discutir sobre a formação do professor na educação inclusiva com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabemos que a educação inclusiva deve ser ofertada no ensino regular com o propósito de incluir o aluno com necessidades educativas especiais e para isso acontecer a escola deve ser adaptada ao aluno, de acordo com suas necessidades, sendo este um desafio. A partir dessa compreensão, investigaremos a formação do professor que tem importância basilar para que a inclusão aconteça, para que a aprendizagem seja possível na sala de aula e ocorra uma boa convivência no espaço escolar. A parceria do professor e “mediador” e as atividades adaptadas devem permear todo processo do ensino-aprendizagem. Como se dá a formação continuada dos professores? Quais são as condições do trabalho pedagógico dos professores na educação inclusiva? A metodologia é a bibliográfica, fazendo leituras e análises de pesquisa de autores como CUNHA (2011), MIRANDA & GALVÃO FILHO (2012), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), BUENO (2009), colocando um pouco da nossa prática, no Grupo de Estudo na Universidade Regional do Cariri – URCA, no Projeto de leitura e inclusão e no projeto de alfabetização na AMA-Cariri, que são voltadas para a inclusão com ênfase de alunos com TEA. Os resultados apontam a necessidade de maiores investimentos na formação de professores voltados para inclusão, destacando os alunos com TEA, o professor é peça fundamental nesse processo e o uso do material pedagógico para atividades adaptadas dão novas esperanças à aprendizagem.

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