Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA EM RORAIMA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO À DISTÂNCIA, RORAIMA, RORAIMA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47445
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 7774
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL:  DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA EM RORAIMA"
    "resumo" => "O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima vem investindo em cursos de formação inicial e continuada de professores, na modalidade presencial e a distância. Este trabalho tem por finalidade apresentar os dados colhidos durante a primeira avaliação do Curso de Pós-graduação em Educação: métodos e técnicas de ensino realizada com a participação da coordenação do curso, dos tutores de polo presenciais e a distância e do setor pedagógico que integram o Departamento de Educação à Distância do Campus Boa Vista/IFRR, por meio das reuniões técnico-pedagógicas e da análise dos relatórios mensais elaborados pelos tutores de cada polo. A principal proposição deste curso é possibilitar o diálogo entre sujeitos, experiências e objetos de análise da Educação Profissional, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sendo a interdisciplinaridade constituinte e constituidora dos cursos traduzida em possibilidades de diálogos entre as diversas áreas de conhecimento, com vistas a uma visão mais holística da construção do conhecimento. A natureza do curso exige metodologias participativas, envolvendo aulas, atividades interativas presenciais e não-presenciais desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, entre outros que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência pedagógica de cada cursista, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático. Uma etapa importante para desenvolver este estudo sobre a formação continuada de professores no estado de Roraima, no extremo norte do país, foi a pesquisa documental realizada a partir do Plano Pedagógico do Curso ofertado pelo IFRR e, ainda, dos relatórios dos tutores encaminhados à coordenação do curso para acompanhamento das atividades programadas e executadas em cada polo. A avaliação realizada, após a conclusão do primeiro eixo temático do curso, aponta que dos180 alunos matriculados nos cinco polos localizados nos municípios de Pacaraima, Mucajaí, Rorainópolis, Boa Vista e Normandia, apenas 16 cursistas evadiram/desistiram por motivos pessoais e por problemas técnicos relacionados à internet deficiente, totalizando 9% de evasão. Os dados indicam que o curso ofertado via Ead vem cumprindo com êxito os objetivos propostos que é contribuir para a formação continuada de professores no Estado de Roraima, nos municípios os quais desenvolvem suas atividades laborais de docência e gestão pedagógica em escolas estaduais e municipais.  Para ofertar os cursos pela EAD, o IFRR conta com o apoio e a cedência da infraestrutura física dos polos de Educação à Distância de instituições parceiras, como a Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO À DISTÂNCIA, RORAIMA, RORAIMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID7774_06092018191506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE MARY MEDEIROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "IVONE MARY MEDEIROS DE SOUZA"
    "autor_email" => "ivonemedeiros@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47445
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1527
    "inscrito_id" => 7774
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL:  DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA EM RORAIMA"
    "resumo" => "O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima vem investindo em cursos de formação inicial e continuada de professores, na modalidade presencial e a distância. Este trabalho tem por finalidade apresentar os dados colhidos durante a primeira avaliação do Curso de Pós-graduação em Educação: métodos e técnicas de ensino realizada com a participação da coordenação do curso, dos tutores de polo presenciais e a distância e do setor pedagógico que integram o Departamento de Educação à Distância do Campus Boa Vista/IFRR, por meio das reuniões técnico-pedagógicas e da análise dos relatórios mensais elaborados pelos tutores de cada polo. A principal proposição deste curso é possibilitar o diálogo entre sujeitos, experiências e objetos de análise da Educação Profissional, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sendo a interdisciplinaridade constituinte e constituidora dos cursos traduzida em possibilidades de diálogos entre as diversas áreas de conhecimento, com vistas a uma visão mais holística da construção do conhecimento. A natureza do curso exige metodologias participativas, envolvendo aulas, atividades interativas presenciais e não-presenciais desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, entre outros que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência pedagógica de cada cursista, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático. Uma etapa importante para desenvolver este estudo sobre a formação continuada de professores no estado de Roraima, no extremo norte do país, foi a pesquisa documental realizada a partir do Plano Pedagógico do Curso ofertado pelo IFRR e, ainda, dos relatórios dos tutores encaminhados à coordenação do curso para acompanhamento das atividades programadas e executadas em cada polo. A avaliação realizada, após a conclusão do primeiro eixo temático do curso, aponta que dos180 alunos matriculados nos cinco polos localizados nos municípios de Pacaraima, Mucajaí, Rorainópolis, Boa Vista e Normandia, apenas 16 cursistas evadiram/desistiram por motivos pessoais e por problemas técnicos relacionados à internet deficiente, totalizando 9% de evasão. Os dados indicam que o curso ofertado via Ead vem cumprindo com êxito os objetivos propostos que é contribuir para a formação continuada de professores no Estado de Roraima, nos municípios os quais desenvolvem suas atividades laborais de docência e gestão pedagógica em escolas estaduais e municipais.  Para ofertar os cursos pela EAD, o IFRR conta com o apoio e a cedência da infraestrutura física dos polos de Educação à Distância de instituições parceiras, como a Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO À DISTÂNCIA, RORAIMA, RORAIMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID7774_06092018191506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE MARY MEDEIROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "IVONE MARY MEDEIROS DE SOUZA"
    "autor_email" => "ivonemedeiros@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima vem investindo em cursos de formação inicial e continuada de professores, na modalidade presencial e a distância. Este trabalho tem por finalidade apresentar os dados colhidos durante a primeira avaliação do Curso de Pós-graduação em Educação: métodos e técnicas de ensino realizada com a participação da coordenação do curso, dos tutores de polo presenciais e a distância e do setor pedagógico que integram o Departamento de Educação à Distância do Campus Boa Vista/IFRR, por meio das reuniões técnico-pedagógicas e da análise dos relatórios mensais elaborados pelos tutores de cada polo. A principal proposição deste curso é possibilitar o diálogo entre sujeitos, experiências e objetos de análise da Educação Profissional, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sendo a interdisciplinaridade constituinte e constituidora dos cursos traduzida em possibilidades de diálogos entre as diversas áreas de conhecimento, com vistas a uma visão mais holística da construção do conhecimento. A natureza do curso exige metodologias participativas, envolvendo aulas, atividades interativas presenciais e não-presenciais desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, entre outros que permitam vivenciar e atuar de modo teórico-prático, fazendo interagir as concepções da experiência pedagógica de cada cursista, que emergem e são ressignificadas no diálogo com o campo conceitual e prático. Uma etapa importante para desenvolver este estudo sobre a formação continuada de professores no estado de Roraima, no extremo norte do país, foi a pesquisa documental realizada a partir do Plano Pedagógico do Curso ofertado pelo IFRR e, ainda, dos relatórios dos tutores encaminhados à coordenação do curso para acompanhamento das atividades programadas e executadas em cada polo. A avaliação realizada, após a conclusão do primeiro eixo temático do curso, aponta que dos180 alunos matriculados nos cinco polos localizados nos municípios de Pacaraima, Mucajaí, Rorainópolis, Boa Vista e Normandia, apenas 16 cursistas evadiram/desistiram por motivos pessoais e por problemas técnicos relacionados à internet deficiente, totalizando 9% de evasão. Os dados indicam que o curso ofertado via Ead vem cumprindo com êxito os objetivos propostos que é contribuir para a formação continuada de professores no Estado de Roraima, nos municípios os quais desenvolvem suas atividades laborais de docência e gestão pedagógica em escolas estaduais e municipais. Para ofertar os cursos pela EAD, o IFRR conta com o apoio e a cedência da infraestrutura física dos polos de Educação à Distância de instituições parceiras, como a Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.