Como parte de tese de doutoramento, com abordagem qualitativa, o estudo considera dois cenários de Feiras de Ciências em Mato Grosso. Tem como objetivo principal compreender as Feiras de Ciências como espaços formativos do professor e aluno para o espírito crítico reflexivo. Analisou-se características de dois cenários de Feiras de Ciências, relacionando-as com referenciais teóricos voltados à educação científica; e verificou-se qual a percepção dos professores orientadores de trabalhos expostos nessas Feiras de Ciências sobre o potencial formativo crítico reflexivo para a sua atuação profissional docente. A produção de dados deu-se com questionário e roda de conversa temática, com professores orientadores de trabalhos expostos nesses eventos. Delimitou-se dois cenários de estudos, sendo uma Feira de Ciências de abrangência municipal e outra de abrangência territorial, em duas cidades do interior do estado de Mato Grosso. As exposições dos trabalhos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio ocorreram em espaços da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
A amostra é constituída por 27 professores da educação básica, orientadores de trabalhos expostos em uma dessas Feiras de Ciências, e que aceitaram voluntariamente participar desse estudo.
A unidade de análise dos cenários das Feiras de Ciências enquanto espaços formativos centra-se em três aspectos:
a) A formação continuada e o desenvolvimento de atividades investigativas
b) A Feira de Ciências para uma formação crítica reflexiva
c) As Feiras Científicas na formação docente e científica do professor
Como se trata de um trabalho em construção, neste resumo será contemplado alguns argumentos voltados á formação crítica reflexiva do professor e do aluno.
As informações obtidas a partir das rodas de conversa temática e do questionário foram inicialmente organizadas e analisadas separadamente. Traz-se aqui uma análise mais abrangente e conjunta dos dois instrumentos de coleta de dados.
Segundo 20 professores da amostra, o confronto com outras ou novas abordagens sobre um assunto possibilita que o professor as relacione com sua forma de trabalhar esse mesmo conteúdo. Na interação entre o acesso ao exposto e o que conhece tem-se um momento de experiência que favorece à construção de um maior domínio sobre o assunto.
As lacunas na formação inicial e a história da formação continuada no Brasil ficam evidenciadas nas justificativas dadas pelos professores. Eles [professores] foram formados com ênfase nos conteúdos de referência, acríticos e com a função de serem transmissores de um saber acabado. E, no momento atual, é-lhes solicitado uma prática educativa que os remeta a constantes reflexões e críticas sobre o seu fazer pedagógico.
Reconhecem a importância e necessidade de receberem formações que uma prática educativa voltada à educação científica .Concordam com a afirmação de que a as Feiras de Ciências contribuem para o desenvolvimento da criticidade, característica exigida num pesquisador.
Nesse estágio da pesquisa, infere-se que os professores da amostra identificaram elementos da educação científica, nos eventos analisados. Reconhecem também que há lacunas na formação inicial e continuada de professores para uma prática educativa problematizadora e dialógica, frente à ciência e tecnologia.