As pesquisas sobre a formação inicial do professor de Física têm uma contribuição relevante para a superação dos desafios externos e internos que perpassam esta licenciatura, como a alta taxa de desistência do curso e a carência de professores licenciados no Ensino Médio. Neste trabalho, que consiste em estado do conhecimento, foi feito um levantamento das produções publicadas nos últimos cinco anos (2013-2017) no Banco de Teses e Dissertações da Capes que tratam da formação inicial do professor de Física, no Brasil. Foram encontradas 20 publicações relacionadas ao tema, as quais tiveram seus resumos analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, a partir de cinco categorias: a) títulos e autores; b) frequência anual de dissertações e teses; c) vínculo institucional dos trabalhos; d) métodos de coletas de dados e; e) temáticas recorrentes e alguns resultados apontados pelas pesquisas. As principais temáticas escolhidas pelos autores foram: Ensino-Aprendizagem, PIBID, Estágio Obrigatório, Conteúdos Curriculares, Livro Didático e Ead, nesta ordem. Observa-se que, neste período, nenhum trabalho se debruçou sobre a evasão ou sobre a retenção em disciplinas do curso, embora os dados apresentados por censos nacionais e institucionais tragam alarmantes taxas de desistência e reprovação. Evidenciam-se assim, lacunas no campo que carecem de novas investigações. Reitera-se a contribuição das pesquisas do tipo estado do conhecimento para um embasamento teórico-metodológico de mais qualidade em novas pesquisas, além do apontamento dos hiatos nos campos de pesquisa.