O uso de fanzines tem surgido como mecanismo de aproximação de conteúdos teóricos e atitudinais, podendo ir além de conteúdos curriculares, buscando instalar e consolidar os conhecimentos trabalhados ou a serem desenvolvidos, fazendo com que os discentes façam parte do conhecimento produzido e efetivando tal saber em sua vida. Esta comunicação trata-se do relato de uma experiência formativa que foi possibilitada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Todo o processo desta ação se desenvolveu nos meses de outubro e novembro de 2017, em uma das escolas parceiras da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada no município de Itapipoca-CE. Com a construção dos fanzines, os alunos puderam desenvolver sua criticidade, especialmente, durante a abordagem dos conteúdos estudados; no trabalho em grupo, bem como na superação de problemas (políticos e pessoais) ao longo de toda a construção das revistinhas. Assim, concluímos, que os estudantes trabalharam questões de responsabilidade, companheirismo, criatividade e maturidade. Além disso, verificamos que houve aquisição e socialização de saberes biológicos relacionados aos temas propostos.