Este trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar a concepção e a prática dos professores de Química, para o trabalho com o ensino por investigação. O público alvo foram professores do ensino médio de três escolas públicas estaduais da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de natureza qualitativa. O público alvo foram 4 professores. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 7 questões abertas para que os sujeitos falassem um pouco sobre o que compreendem e como tem planejado as propostas dentro do contexto do ensino de Química por investigação. Os resultados revelam que alguns professores apresentaram algumas concepções equivocadas referentes ao uso de recursos didáticos a partir da metodologia de ensino por investigação. Percebe-se que um dos professores limita-se ao uso de experimentos, apresentando uma concepção tradicional (empirista indutivista) na forma de trabalhar o experimento, o que pode não se caracterizar como uma proposta de ensino investigativa. Outro professor limita-se apenas a utilizar a metodologia de ensino por investigação, em feiras de ciências, o que deveria ser trabalhado durante as aulas, utilizando outros recursos. Alguns professores apresentaram dificuldades em discutir as características do ensino por investigação, se apoiando nas etapas sistemáticas do método científico, havendo uma confusão em torno dos objetivos e etapas que uma atividade investigativa deve possuir no ensino de Química.