Considerando que a escola deve propiciar as condições para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físicos, cognitivos, sociais, morais e emocionais, conforme preconizam documentos legais como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases e a Base Nacional Comum Curricular, compreende-se a necessidade de que a formação docente contemple temáticas relacionadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, dentre as quais destaca-se a empatia, a qual pode ser compreendida como a capacidade do sujeito colocar-se no lugar do outro e, a partir da inferência do sentimento alheio, dar uma resposta afetiva mais adequada para a situação do outro do que para sua própria situação. Nesta direção, esta pesquisa documental teve como objetivo investigar se/como o tema da empatia é contemplado no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina-PE. A partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso observou-se que nenhum dos 53 componentes curriculares contempla a temática da empatia em sua ementa e/ou bibliografia. No entanto, os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam o currículo comprometem-se com a formação docente que compreende o sujeito de modo mais integral e integrado à realidade social e diversidade nas relações humanas. Destaca-se, por fim, a necessidade de pesquisas empíricas para observar como as competências socioemocionais, em especial, a empatia vem, efetivamente, sendo desenvolvida no cotidiano da instituição.