O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48025 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Historicamente, os cursos de Pedagogia e de licenciatura preparavam os professores para atuarem numa perspectiva homogeneizadora, não observando a diversidade e a especificidade dos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as propostas pedagógicas no curso de Pedagogia para a efetivação da educação inclusiva. Elencamos como objetivos específicos: verificar se o curso de pedagogia contempla as expectativas da Educação Inclusiva; analisar se o ensino da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras - que é ofertada no curso de pedagogia, capacita o futuro pedagogo/a para lecionar a pessoas surdas; identificar a proposta da disciplina Educação Especial no Curso de Pedagogia. Em nosso percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, nosso campo de pesquisa foi o Curso de Pedagogia – Licenciatura ofertada no Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco, para a coleta de dados foram utilizados o questionário e análise do Projeto Pedagógico do Curso. Diante dos dados coletados, conclui-se que a oferta das disciplinas Língua Brasileira de Sinais, Educação e Inclusão Social e Educação Especial não são suficientes para garantir que os docentes em formação saiam aptos para lecionar em salas de aula inclusivas, devido a diversidade e especificidade de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID447_09092018174119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48025 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA." "resumo" => "Historicamente, os cursos de Pedagogia e de licenciatura preparavam os professores para atuarem numa perspectiva homogeneizadora, não observando a diversidade e a especificidade dos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as propostas pedagógicas no curso de Pedagogia para a efetivação da educação inclusiva. Elencamos como objetivos específicos: verificar se o curso de pedagogia contempla as expectativas da Educação Inclusiva; analisar se o ensino da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras - que é ofertada no curso de pedagogia, capacita o futuro pedagogo/a para lecionar a pessoas surdas; identificar a proposta da disciplina Educação Especial no Curso de Pedagogia. Em nosso percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, nosso campo de pesquisa foi o Curso de Pedagogia – Licenciatura ofertada no Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco, para a coleta de dados foram utilizados o questionário e análise do Projeto Pedagógico do Curso. Diante dos dados coletados, conclui-se que a oferta das disciplinas Língua Brasileira de Sinais, Educação e Inclusão Social e Educação Especial não são suficientes para garantir que os docentes em formação saiam aptos para lecionar em salas de aula inclusivas, devido a diversidade e especificidade de cada aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID447_09092018174119.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONETE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RISONETE" "autor_email" => "risoneteprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }