O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48110 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 7049 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE" "resumo" => "O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID7049_07092018184107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHAMARA ANGÉLICA CASSIANO DA PAZ SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "PROFESSORA SHAMARA ANGÉLICA" "autor_email" => "shamara_paz@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48110 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1647 "inscrito_id" => 7049 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL CARTÃO-POSTAL A PARTIR DOS PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE" "resumo" => "O presente artigo consiste num estudo a respeito dos gêneros textuais, apresentando uma relevância social, dando espaço à linguagem como ação e interação. Os gêneros textuais estão contidos nas práticas sociais e devem ganhar espaço na sala de aula contribuindo para a produção de sentidos. Esta pesquisa parte dessas discussões e fundamenta-se em estudiosos, como: Antunes (2003), Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Solé (1998), entre outros e trata-se de um relato de experiência desenvolvido com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marechal Castelo Branco no Município de Jaboatão dos Guararapes/PE. O objetivo desta pesquisa é relatar a vivência do Projeto Didático “O gênero textual cartão-postal a partir dos pontos turísticos e históricos de Jaboatão dos Guararapes/PE”, que buscou levar os alunos a compreenderem a funcionalidade do gênero textual cartão-postal a partir dos conhecimentos sobre a história de sua cidade. Os resultados dessa pesquisa atestam que o trabalho com os gêneros textuais possibilita a criação/recriação de significados, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito à produção de textos, leitura, oralidade e análise linguística. Os alunos participaram ativamente, tiveram suas capacidades de leitura e produção de textos desenvolvidas por meio do projeto didático. Notou-se que os alunos desenvolveram a competência comunicativa, criando significados dentro e fora do chão da escola. Portanto, faz-se necessário outros estudos e fortalecimento de ações acerca da importância dos gêneros textuais para o ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, ANÁLISE LINGUÍSTICA, LINGUAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID7049_07092018184107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHAMARA ANGÉLICA CASSIANO DA PAZ SOUSA COSTA" "autor_nome_curto" => "PROFESSORA SHAMARA ANGÉLICA" "autor_email" => "shamara_paz@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }