As palavras aqui escritas buscam problematizar a experiência em educação e extensão patrimonial realizadas por estudantes e educadores da cidade de Icó, no interior do Ceará, tombada como patrimônio histórico nacional, durante os anos de 2016 e 2017 foram feitas atividades como oficinas, rodas de conversa, atividades educativas com crianças pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com o intuito de desenvolver um diálogo entre a comunidade local do sítio histórico de Icó e os acadêmicos que pesquisam as políticas públicas para preservação e salvaguarda do patrimônio histórico e cultural. Buscou-se aqui uma análise das ações desenvolvidas e da relação da população com as políticas de preservação, considerando uma educação emancipadora como ferramenta de comunicação e desenvolvimento para possíveis conflitos que possam surgir do tombamento do patrimônio edificado e registro do patrimônio imaterial. Foram realizadas leituras de obras que contribuam para um entendimento mais amplo das camadas que apresentam a questão patrimonial, livros e artigos que explanem a constituição das políticas para o patrimônio do Brasil e da nossa sociedade como ambiente de conflitos.