Este artigo discute a importância do uso de variados recursos didáticos nas aulas de geografia. Tem como objetivos perceber como esses recursos lúdicos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem em geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como elencar de que forma esses recursos podem ser utilizados pelos docentes para dinamizar seus encontros com as turmas e entender de que forma tais materiais influenciam na dinâmica educativa em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, optamos em desenvolver uma pesquisa qualitativa com ênfase no estudo de caso que foi posta em ação numa escola privada da cidade de Parnaíba - PI, utilizando de entrevista estruturada e posteriormente pesquisa bibliográfica para analisar os dados produzidos em campo com a literatura de Brandão (2014), Mello (2014), Sant’ Anna (2004), Alencar (2018), Silva (2018), entre outros. Concluímos que é preciso fazer uma análise extensa sobre a utilização (ou não) dos recursos didáticos nas aulas de Geografia, com os profissionais de educação, e refletir qual finalidade desses recursos em suas aulas priorizando os educandos e seus saberes.