, Davidfariassilva et al.. Educação inclusiva: uma revisão de literatura. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47155>. Acesso em: 05/11/2024 03:14
Este artigo tem como objetivo compreender o processo de inserção de discentes com deficiências nas séries iniciais do Ensino Regular. Para tanto, esta pesquisa constituiu uma abordagem qualitativa sobre a Educação Inclusiva. O estudo bibliográfico e documental foi o fio condutor das análises presentes compreendendo o estado da arte. Apesar de estar clara a evolução da Educação Especial até chegar ás ideias recentes da Escola Inclusiva, pouco se tem feito em relação à necessidade de formação inicial e continuada da consciência crítica dos docentes que atuam na educação especial. Tal sujeito possui um papel fundamental enquanto administrador do processo educacional. Portanto, o êxito no processo de inclusão de cada aluno na escola, não é de responsabilidade apenas do professor, e sim de todo um corpo docente, envolvido em compartilhar a educação com os pais e a comunidade, assumindo uma participação ativa no trabalho da escola, embasado num currículo voltado para a realidade dos discentes. Dessa forma com intuito de propor uma educação de qualidade para todos, e extremamente necessária uma reconstrução ideológica que contribua com melhorias no processo educativo que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema de ensino brasileiro. Dentre as obras encontradas no processo de levantamento do estado da arte, podemos destacar as contribuições de Bautista (1997), Lacerda (2013) e Vasques (2013) como contribuição para esse presente estudo.