Diante do novo quadro que os avanços tecnológicos tem acarretado para a sociedade e a prática pedagógica, impõe-se cada vez mais uma reflexão sobre os impactos da tecnologia na prática pedagógica uma vez que a dinâmica das relações sociais exigem, de certo modo, que a escola integre no processo educacional as novas tecnologias. Diante deste cenário o objetivo deste trabalho foi o de realizar um levantamento sobre alguns tipos de plataformas digitais e Startups existentes na internet e como elas podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória e bibliográfica, a partir da qual será possível explorar melhor o fenômeno em pauta para aprofundar seu estudo em análises posteriores, proporcionando maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Conclui-se que existe uma grande variedade de plataformas digitais e Startups na área da educação, em alguns casos usando uma infraestrutura 100% digital, que possibilitam hoje à professores e alunos buscar conhecimentos de forma mais rápida, prazerosa e até mesmo auxiliar nas práticas pedagógicas e de ensino aprendizagem. Por isso a escola deve estar atenta aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores. Professores, alunos, gestores, pais de alunos, todos podem ser beneficiados com os desenvolvimentos das novas tecnologias de informação e comunicação.