CATTELAN, Carla et al.. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49358>. Acesso em: 22/11/2024 09:59
O trabalho consiste em compreender a “onda” de ocupação das escolas e universidades organizadas pelos estudantes do Estado do Paraná no ano de 2016. O movimento que teve início no Paraná e se espalhou como uma onda por todo o país promoveu a abertura a novas possibilidades de compreensão da autonomia e do empoderamento do alunado, bem como o uso das mídias em prol de seus interesses. A pauta dos movimentos teve suas especificidades, mas se unificou na questão da votação da Medida Provisória (MP 746), que traria uma nova conotação para o Ensino Médio. Este movimento de reivindicação de pautas, discussão política e fomento a construção de espaços de autonomia e liberdade nas escolas, permitiu a emergência de relações de empoderamento e construção de práticas sociais vistas seus sujeitos. Ao estudar este movimento buscamos analisar sua emergência e as possibilidades, por meio de suas ações e pautas, de construção de uma consciência coletiva, amparado pelo empoderamento de classe e sujeitos no ambiente escolar e social.