Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DE SEU PROCESSO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, REPRODUÇÃO, SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
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Contudo, nota-se que em outros momentos da história humana, quando ainda não existia a escola, a educação já se fazia presente no cotidiano social das pessoas, pois esta perpassa por toda a existência humana, possuindo, assim, um caráter universalizante. Sabemos que a maneira como o processo educativo se constituía no período primitivo, por exemplo, era muito distinto da maneira que se constitui hoje em dia, porém, ao analisar como acontecia a educação naquele período, poder-se-á perceber que a mesma já possuía características que estão presentes na contemporaneidade. Portanto, está na natureza da educação fazer com que os indivíduos ajam de maneira socialmente adequada e transmitir de geração a geração os conhecimentos das gerações passadas, desenvolvendo, assim, novos conhecimentos e comportamentos, desde que sejam socialmente desejados. Sendo assim, esse artigo busca trazer um estudo sobre a educação e quais seus principais objetivos levando em conta sua função social. A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo.É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. 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A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo.É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É normal que no senso comum se imagine que educação só pode ser transmitida nos espaços escolares ou em outras instituições de ensino, visto que este é o modelo educacional que prevalece na sociedade a muito tempo. Contudo, nota-se que em outros momentos da história humana, quando ainda não existia a escola, a educação já se fazia presente no cotidiano social das pessoas, pois esta perpassa por toda a existência humana, possuindo, assim, um caráter universalizante. Sabemos que a maneira como o processo educativo se constituía no período primitivo, por exemplo, era muito distinto da maneira que se constitui hoje em dia, porém, ao analisar como acontecia a educação naquele período, poder-se-á perceber que a mesma já possuía características que estão presentes na contemporaneidade. Portanto, está na natureza da educação fazer com que os indivíduos ajam de maneira socialmente adequada e transmitir de geração a geração os conhecimentos das gerações passadas, desenvolvendo, assim, novos conhecimentos e comportamentos, desde que sejam socialmente desejados. Sendo assim, esse artigo busca trazer um estudo sobre a educação e quais seus principais objetivos levando em conta sua função social. A análise será realizada a partir de um recorte histórico, enfatizando os períodos que foram considerados mais relevantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como aporte teórico autores que se debruçam sobre a ontologia marxiana, por compreender nesse método a melhor forma de ir além do fenômeno e alcançar a apreensão concreta do objeto de análise deste artigo.

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