Na maior parte das escolas brasileiras o Ensino de Ciências tem sido tema de discussão na área acadêmica devido às limitações encontradas no âmbito pedagógico. Uma das dificuldades mais evidentes refere-se ao fato de muitas vezes a escola não viabilizar aos alunos uma maneira que lhes permita relacionar os conhecimentos científicos com as vivências cotidianas. Esta problemática está relacionada à forma como o ensino nessa área de conhecimento está organizado, fundamentando-se na memorização de conceitos e com pouca, ou nenhuma, participação dos alunos. Com o intuito de minimizar as dificuldades deixadas pelo ensino tradicional, novas alternativas metodológicas se fazem necessárias para o ensino de Ciências Naturais a fim de, facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversas atividades (jogos, experimentos investigativos, objetos educacionais, entre outros) que incentivem os discentes a busca pelo conhecimento científico. O objetivo deste estudo foi estimular o cultivo de plantas nas escolas como estratégia didática para o ensino de ciências na educação infantil. Diante desse contexto, a abordagem prática nas aulas de ciências propiciou a transmissão de saberes e integração entre os participantes, consolidando o processo de ensino-aprendizagem.