Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE PESCADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO BAIXO SÃO FRANCISCO

Palavra-chaves: PESCADORES ARTESANAIS, EDUCAÇÃO POPULAR, DESTERRITORIALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47070
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3607
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESCADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO BAIXO SÃO FRANCISCO"
    "resumo" => "Este artigo é ressonância de uma pesquisa de campo realizada junto as comunidades pesqueiras de Porto Real do Colégio -AL , onde foi analisada a importância dos cursos ofertados as comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco na região do Perímetro Irrigado de Itiúba - AL, com a perspectiva de que a comunidade consiga através da Educação Popular vislumbrar possibilidades de crescimento local diante da tragédia ambiental gerada pela construção da Barragem de Sobradinho, onde suas terras foram inundadas ocasionando um processo de desterritorialização. Destarte, o projeto da CODEVASF no Perímetro Irrigado de Itiúba - AL é de interesse social para as entidades governamentais e as parcerias firmadas ajudam a reafirmar essas comunidades através da educação. A pesquisa traz autores como Freire (1997), Gadotti (2000), Brandão (2012), Fávero (2006). A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, sendo realizado levantamento bibliográfico, observação em um curso ofertado através da parceria entre a CODESVASF, o SEBRAE-AL e o Instituto Xingó, além da coleta de dados caracterizada pela entrevista com a técnica do SEBRAE, análise de documentos e fotografias e aplicação de três questionários junto aos dezesseis pescadores e pescadoras artesanais/aquicultores familiares matriculados no curso. Observou-se que os cursos fomentam práticas que valorizam a cultura ribeirinha e direcionam práticas que os inserem na cadeia de produção sem agredir o meio ambiente e o modo como se organizam culturalmente, apesar dos desafios gerados pela falta de organicidade de alguns pescadores e de se fazer Educação Popular no âmbito da globalização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "PESCADORES ARTESANAIS, EDUCAÇÃO POPULAR, DESTERRITORIALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID7551_16092018130619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE FREIRE PROCÓPIO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE PROCOPIO"
    "autor_email" => "dfp1986@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47070
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3607
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESCADORES: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO BAIXO SÃO FRANCISCO"
    "resumo" => "Este artigo é ressonância de uma pesquisa de campo realizada junto as comunidades pesqueiras de Porto Real do Colégio -AL , onde foi analisada a importância dos cursos ofertados as comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco na região do Perímetro Irrigado de Itiúba - AL, com a perspectiva de que a comunidade consiga através da Educação Popular vislumbrar possibilidades de crescimento local diante da tragédia ambiental gerada pela construção da Barragem de Sobradinho, onde suas terras foram inundadas ocasionando um processo de desterritorialização. Destarte, o projeto da CODEVASF no Perímetro Irrigado de Itiúba - AL é de interesse social para as entidades governamentais e as parcerias firmadas ajudam a reafirmar essas comunidades através da educação. A pesquisa traz autores como Freire (1997), Gadotti (2000), Brandão (2012), Fávero (2006). A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, sendo realizado levantamento bibliográfico, observação em um curso ofertado através da parceria entre a CODESVASF, o SEBRAE-AL e o Instituto Xingó, além da coleta de dados caracterizada pela entrevista com a técnica do SEBRAE, análise de documentos e fotografias e aplicação de três questionários junto aos dezesseis pescadores e pescadoras artesanais/aquicultores familiares matriculados no curso. Observou-se que os cursos fomentam práticas que valorizam a cultura ribeirinha e direcionam práticas que os inserem na cadeia de produção sem agredir o meio ambiente e o modo como se organizam culturalmente, apesar dos desafios gerados pela falta de organicidade de alguns pescadores e de se fazer Educação Popular no âmbito da globalização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "PESCADORES ARTESANAIS, EDUCAÇÃO POPULAR, DESTERRITORIALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID7551_16092018130619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE FREIRE PROCÓPIO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE PROCOPIO"
    "autor_email" => "dfp1986@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo é ressonância de uma pesquisa de campo realizada junto as comunidades pesqueiras de Porto Real do Colégio -AL , onde foi analisada a importância dos cursos ofertados as comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco na região do Perímetro Irrigado de Itiúba - AL, com a perspectiva de que a comunidade consiga através da Educação Popular vislumbrar possibilidades de crescimento local diante da tragédia ambiental gerada pela construção da Barragem de Sobradinho, onde suas terras foram inundadas ocasionando um processo de desterritorialização. Destarte, o projeto da CODEVASF no Perímetro Irrigado de Itiúba - AL é de interesse social para as entidades governamentais e as parcerias firmadas ajudam a reafirmar essas comunidades através da educação. A pesquisa traz autores como Freire (1997), Gadotti (2000), Brandão (2012), Fávero (2006). A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, sendo realizado levantamento bibliográfico, observação em um curso ofertado através da parceria entre a CODESVASF, o SEBRAE-AL e o Instituto Xingó, além da coleta de dados caracterizada pela entrevista com a técnica do SEBRAE, análise de documentos e fotografias e aplicação de três questionários junto aos dezesseis pescadores e pescadoras artesanais/aquicultores familiares matriculados no curso. Observou-se que os cursos fomentam práticas que valorizam a cultura ribeirinha e direcionam práticas que os inserem na cadeia de produção sem agredir o meio ambiente e o modo como se organizam culturalmente, apesar dos desafios gerados pela falta de organicidade de alguns pescadores e de se fazer Educação Popular no âmbito da globalização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.