A pesquisa intitulada: A creche como um ambiente de aprendizagens e cuidados: um estudo de caso na creche Vovó Maria, belo jardim – PE tem como objetivo analisar o papel fundamental do cuidar e do educar de crianças na creche mencionada analisando se esse espaço escolar é adequado ao desenvolvimento da criança. Sobretudo conhecer a proposta educativa, as suas ações pedagógicas, verificando a partir da concepção dos professores se a família é membro participativo em relação ao aprendizado. Como metodologia optou-se por estudo de caso, com um método descritivo, com uma abordagem qualitativa de natureza básica. Conclui-se que os professores necessitam de um espaço mais amplo para o desenvolvimento das atividades; demonstram que há uma rotina e que essa contribui para a autonomia das crianças. No que se refere a metodologia utilizada o sociointeracionismo, foi o método mencionado por todos os docentes. Em relação às funções da creche no ato de cuidar e educar os professores relatam ser muito difícil e cobram mais assistência. Já quando questionados sobre a participação da família responderam a falta de comprometimento dos pais com o desenvolvimento do seu filho no que se refere ao aprendizado. Portanto, a creche deve se configurar como lugar de interação e socialização de crianças, complementar a ação familiar, bem como ressalta a importância da formação do profissional que nela atua.
Palavras-chave: Educação infantil, Desenvolvimento infantil, Formação de profissionais.