O processo de ensino-aprendizagem é um complexo sistema de interações entre professor e aluno, prejudicado por fatores como: a falta de integração entre as disciplinas, a dificuldade em contemplar todos os tipos de inteligência, pelo curto tempo para ensinar muitos conteúdos, por falhas na formação dos docentes. Considerando especificamente Genética acrescenta-se a complexidade dos termos, a forma abstrata que os tópicos são ministrados e a má divisão dos conteúdos nos livros. Diante disso, este estudo buscou por meio da aplicação de questionários com alunos e professores do Ensino Médio e Superior, identificar e compilar as principais dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem em Genética. A maior parte dos participantes afirmou não ter Genética como uma das suas áreas de preferência em Biologia, que considera esta temática complexa devido: a complexidade dos termos, a maneira abstrata com que são ensinados, o envolvimento da matemática e o excesso de aulas expositivas dialogadas. O estudo ainda revelou a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em definirem conceitos básicos de Genética e que seus professores apresentam defasagens teóricas e práticas nestes conteúdos, oriundas de sua formação. De forma geral, os participantes da pesquisa apontam a melhoria na formação do professor e o uso de alternativas metodológicas para minimizar este cenário. Os professores do ensino Superior ponderam que os alunos ingressam na universidade com pouco conhecimento nesta temática. Assim, conclui-se que existem falhas no processo de ensino-aprendizagem em Genética a nível médio e superior, sendo necessário a realização de propostas de intervenção dentro desta problemática.