Levando em consideração as possibilidades de ações a partir do Programa de Educação Tutorial, vislumbra-se um espaço concreto para a promoção de atividades que venham a colaborar na integração teoria-prática para a formação docente, especialmente no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem. Sendo assim, é importante que o estudante vivencie experiências em que ele próprio seja o protagonista da construção do conhecimento e desenvolvimento cognitivo, fugindo do modelo em que tudo que o professor expõe é absorvido pelos estudantes numa forma de transferência de conhecimento. Neste sentido, o Programa pode atuar favoravelmente interligando a formação e às futuras práticas docentes, pois oportuniza aos estudantes a enfrentarem diferentes realidades e refletirem sobre os impactos dessas ações, favorecendo a apropriação dos conteúdos em sua aprendizagem. Frente a isso, e as mudanças na sociedade ao longo dos anos, é incoerente pensar a metodologia de ensino de forma tradicional, os alunos deixam de se manter na posição de ouvintes e o professor não deve apresentar conceitos rígidos como diretrizes relacionados a um tópico específico. Com isso, as atividades promovidas pelo programa, de forma complementar a grade curricular, buscam ao máximo o aperfeiçoamento profissional visando a indissociabilidade dos três eixos no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim, este trabalho tem por principal objetivo avaliar as contribuições proporcionadas pelas atividades desenvolvidas pelo grupo PET Química no curso de Licenciatura em Química, na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.