SANTOS, Karlene Felix Dos et al.. O que é cidadania? um questionamento necessário. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48264>. Acesso em: 23/12/2024 10:42
Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência desenvolvida em um projeto de extensão sobre a temática “Noções de Cidadania”. Trata-se de uma ação planejada e executada por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAV), envolvendo alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública na cidade Vitória de Santo Antão. Levou-se em consideração a importância da relação universidade-escola-comunidade para desenvolver a ação, de modo dinâmico, abordando a temática de forma reflexiva. A educação é fundamental para que cada indivíduo exerça sua cidadania, pois é ela que ampara os indivíduos na compreensão de seus direitos. A escola pode ser considerada uma das instituições com ferramentas para o seu ensino, se fazendo necessária uma reflexão sobre a sua eficiência como unidade formadora. Para que a intervenção pudesse alcançar os objetivos previamente propostos, a ação foi organizada em quatro momentos: apresentação do projeto; Sondagem do conhecimento dos alunos a respeito da temática; Dinâmica Direitos e Deveres e Dinâmica do Balão para socialização de uma reflexão final. A aplicabilidade de abordagem do tema no ambiente escolar possibilitou reconhecer o desconhecimento dos alunos quanto a alguns deveres e direitos que muitos possuíam, bem como, de outros aspectos que são próprios da cidadania. Assim, foi perceptível a necessidade da escola de possibilitar uma continuidade de trabalhos com esta temática, visto que a mesma, como unidade formadora, deve oportunizar situações que envolvam o desenvolvimento do sujeito, considerando o adolescente como cidadão atuante na sociedade.