O trabalho desenvolvido no contexto escolar envolvendo a deficiência visual, baixa visão e cegueira, exige estratégias e serviços que atendam e visualizem as necessidades pedagógicas para que os alunos possam alcançar as competências e habilidades inerentes ao processo desenvolvido em sala de aula. Nossos professores muitas vezes se sentem desamparados e sem saber o que devem e o que podem fazer, gerando conflitos desnecessários e deixando o aluno a margem das atividades desenvolvidas. Com foco nas especificidades dos alunos, que modificam as estratégias e a dinâmica acadêmica, devemos pensar em orientações e técnicas que possibilitem seu caminhar nos anos e séries adquirindo o conhecimento exigido pela Escola. Portanto, o presente artigo abordará a dinâmica escolar e sua representação frente ao processo de inclusão, o conceito de deficiência visual, a escola e a inclusão, os recursos pedagógicos de acordo com as necessidades do aluno e o fazer pedagógico com orientações direcionadas ao processo de aprendizagem, sendo que o presente documento faz parte do Projeto de Pesquisa de Mestrado desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas. Foi utilizado como metodologia de pesquisa a Bibliográfica.