Em pleno século XXI ainda não há uma posição efetiva no que se refere à inclusão das TICs na escola. A questão é bastante complexa, sobretudo por não haver uma legislação (única) que delibere sobre a temática e que oriente o uso pedagógico das TICs nas salas de aula. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um estudo teórico acerca das principais convergências e divergências a respeito da inclusão das TICs no ambiente escolar; a fim de responder a seguinte problema de pesquisa: quais são as principais convergências e divergências que existem em torno da inclusão das TICs no ambiente escolar?. O artigo em questão possui natureza bibliográfica e exploratória e deve ser entendido como um estudo sistemático e um recorte da literatura relativa às TICs na contemporaneidade. Entre as principais constatações deste artigo científico estão: não há um consenso quando se fala em inclusão das TICs no ambiente escolar; muitas são unidades escolares que proíbem o uso de ferramentas de comunicação, como o aparelho celular e muitos ganhos pedagógicos não são tidos nas escolas públicas brasileiras por estas considerarem as TICs como sendo mais uma ameaça a prática docente que uma aliada no processo de ensino e aprendizagem.