O presente artigo apresenta uma análise documental, buscando explorar os aspectos históricos e Marcos Legais do Ensino Médio e a Interdisciplinaridade na Educação Brasileira. Procura, através da análise em documentos oficiais, promover uma maior compreensão quanto ao Ensino Médio e as propostas destes documentos relacionados a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Para tanto, teve-se como base do presente estudo, a busca em documentos básicos legais de orientação Pedagógica e Curricular do Ensino Médio, da educação de uma forma geral e da interdisciplinaridade, além da pesquisa em livros e artigos publicados em periódicos. Considera-se que as mudanças ocorridas nas legislações educacionais nos últimos anos têm sido meramente para cumprir formalidades de natureza quantitativa e econômica. Os governos que regem as leis no País junto com seus gestores educacionais, conforme o que se observa, estão comprometidos em atender aos interesses da sociedade capitalista resultando na inserção rápida do jovem no mercado de trabalho, sem que essa inserção se converta em melhores níveis e sonhos de escolarização por meio de qualidade e progressão intelectual. Diante ao breve recorte histórico do Ensino Médio e a interdisciplinaridade na educação brasileira, compreende-se ser uma questão política e educacional, pautada em variações decorrentes das demandas de leis que regem a Educação no Brasil. Dessa forma, fazer uma crítica ao sistema educacional atual pautado por valores elitistas, excludentes e tecnicistas é reafirmar na importância de um projeto que perceba a educação como um direito social e não como uma mera mercadoria sem conteúdo.